Gratidão: A Semente da Boa União!


Fábio Diego Albuquerque





Gratidão é um sentimento profundo e plenamente amoroso, um caminho para a iluminação pessoal e um ser que cultiva esse sentimento sublime por consequência emana uma luz que contagia e que agrada todos a sua volta, pois é um sentimento coletivo que nos ajuda a caminhar em rumo a plenitude.
Por exemplo: em um grupo o sentimento de gratidão fortalece os laços de união, tornando o grupo mais sólido e mais capaz de superar qualquer tipo de dificuldade; porém quando esse sentimento é esquecido pelos componentes desse mesmo grupo, essa família não construirá bons e permanentes laços de afeto e de amizade, criando situações frágeis e muito negativas para a relação grupal.
Também não podemos esquecer da gratidão em nosso seio familiar. É na família que desenvolvemos o domínio natural desse sentimento sublime, pois é nela que encontramos a maior parte de nossos limites espirituais, criando condições de desconforto que nos empurram para uma profunda reflexão; porém o acontecimento de uma mudança positiva depende diretamente de nós, sendo assim, uma família que não cultiva a gratidão é uma família infeliz, que não consegue manter bons laços de convivência entre os membros desse grupo social, que por sua vez é imensamente importante para a evolução consciente dos seres envolvidos.
Sendo assim, podemos afirmar que a gratidão é uma das mais sublimes ferramentas para a conquista da plenitude. Por outro lado, a ingratidão é uma das mais graves doenças espirituais, pois além de manter o seu propagador em situações infelizes, é um mal contagioso que afeta e influencia os seres que não estão preparados para receber esse impulso negativo.
Por isso, devemos sempre afirmar, meus irmãos e irmãs, que a gratidão não deve ser esquecida em momento algum! Devemos sempre cultiva-la e expandi-la, mesmo quando não retribuída, sem importar onde ou quando, na escola, na faculdade, no trabalho, na família ou em qualquer outro grupo, pois a gratidão faz parte de um belo caminho rumo à felicidade eterna e é um recurso indispensável para o alicerce da boa e forte união!

(Fábio é um dos jovens que compõem a JEVP)

Um comentário: