XIII Caminhada pela Paz

Queridos amigos-irmãos, que a Paz do Divino Mestre esteja conosco! 

Em nossa história terrena, sempre houve alguns fatores que representaram grandes preciosidades para a humanidade. Ouro, riqueza, poder... Fé, inteligência, sabedoria. Todas desempenham papeis fundamentais em nossa existência, mas sem dúvida o bem mais precioso é a PAZ.
Principalmente nessa fase de transição que a Terra esta passando, onde vemos fatos chocantes veiculados na mídia e, muitas vezes, até perto de nós! Cenas de violência e de desonestidade são repassadas por muitos; o que podemos fazer para reverter essa situação?
Como diz a letra de uma canção de Nando Cordel: “A paz do mundo começa em mim...” Somos responsáveis por nossa conduta e nossas ações e elas se refletem no Mundo em que vivemos. Nosso dever como Cristão é propagar a mansidão do Divino Mestre e, é claro, a sua Paz.
No dia 25 de Novembro haverá a 13° Caminhada pela Paz, evento que reúne pessoas de várias religiões em Boa Viagem e caminham, mostrando que existem muitas pessoas que querem a paz!
Acessem e mais informações em breve aqui no Blog!

Música: Espiritismo É


Grupo Musical Espírita Voz e Caridade / PE

Grande é a esperança
Solidariedade e o amor
Façamos crescer o companheirismo,
A semente do amanhã em nossos corações. (bis)

É o espiritismo em ação
Nos ensinando a vencer
As provas do caminho a seguir

Busquemos a nossa união
Praticando o verdadeiro amor
Que o Mestre Jesus ensinou
Ensinou e exemplificou.

O Espiritismo é, o Espiritismo é,
Esperança, solidariedade
O amor, a verdadeira amizade.
A fraternidade entre os irmãos.

O Espiritismo é
Evangelho de Jesus em ação.
O sentir, o sentimento Cristão,
Alegria em cada coração.

Escute a música Clicando Aqui 

Texto: Lençol Sujo

Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café da manhã, a mulher reparou através da janela que sua vizinha pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Provavelmente está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido observou calado.
Alguns dias depois, novamente durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
- Não acredito! Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido, novamente, observou calado.
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver alguns lençóis brancos, alvissimamente brancos, sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:
- Veja ! Ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha ensinou !? Porque, não fui eu que a ensinei.
O marido calmamente respondeu:
- Não, é que hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da NOSSA janela!


E assim é. Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. 
Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações. 
Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos. Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos.

Lave sua vidraça. Abra sua janela.

"Tire primeiro a trave do seu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão" (Mateus 7:5)

Que a Paz do Divino Mestre esteja sempre conosco! 

JEVP participa do 2° FEMI



No dia 11 de Novembro de 2012 ocorreu o Festival Espírita de Música Infantojuvenil (FEMI), uma realização da Comissão Estadual de Espiritismo (CEE), que visa divulgar e estimular a realização de novas músicas falando do Cristo, da Caridade, do Amor e de tantos temas que ajudem na elevação do ser! Esta foi a segunda edição do Festival, que foi realizado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, das 9h às 18h.

Houve o encontro de vários grupos e artistas espíritas, no intuito de desenvolver a educação espiritual através da música. Participaram deste Festival um total de 26 músicas. Todo o evento foi dividido em duas categorias: Músicas para Infância, com 11 canções concorrentes e Músicas para Juventude, com 15 canções concorrentes. Houve uma média de 350 pessoas, fora os convidados. Todos ouviram atentamente os integrantes, que  apresentaram suas composições para o público e para a Banca Julgadora.

Durante os intervalos das apresentações, para que o público não ficasse parado enquanto havia a montagem do equipamento no palco, houveram apresentações teatrais e poesias realizados pela Juventude do Humberto de Campos e pelo Grupo Teatral Espírita Andarilho. Também houve apresentação de dança com a Academia Doce Canto.

 Após todas as apresentações, a CEE elegeu a melhor música, melhor intérprete e melhor arranjo, que foram: 
-MELHOR CANÇÃO - Longa Caminhada, de Viviane Luz, 
-MELHOR INTERPRETE- Beth Cruz
-MELHOR ARRANJO - empate entre A Criação - Beth Cruz e Faça o bem - Renovarte

Também foram classificados 16 músicas, oito em cada categoria, que serão gravadas em um estúdio para a produção de um CD que será utilizado nas salinhas de Estudo e Educação Espírita. As músicas selecionadas foram:



       Nossa Juventude esteve presente, prestigiando esse Festival que certamente já está fazendo parte do calendário do Movimento Espírita em Pernambuco. Além dessa felicidade, tivemos a honra de contarmos com a presença de Ivanira Miranda, ex-presidente do CE Vicente de Paulo e que teve a sua música "Deixai Vir a Mim as Crianças" contemplada para entrar no CD. Essa música foi interpretada e defendida brilhantemente pelo Coral Pedacinho de Luz. Com ânimos renovados, alguns jovens ao sair do Festival falaram que vão se organizar para participarem do 3° FEMI. 


Muita paz a Todos!!!


Algumas Fotos:


Boas Vindas na Abertura com as Crianças!
Beth Cruz e As Crianças - A Criação
Graça Ferreira - Construindo a Paz
Renovarte - Longa Caminhada
Carava de Luz - A Bicharada
Grupo Livre Arbítrio - De Repente Paulo e Estevão
Houveram torcida apoiando as canções
Jeane Siqueira e Maracatu Toque de Luz
Academia Doce Canto fazendo apresentação de Dança
durante os intervalos das músicas concorrentes 
Os Trabalhadores na despedida do FEMI

Para visualizar mais fotos, acesse o Facebook Virgínia Nógrega, uma das idealizadoras do Evento.




Gratidão: A Semente da Boa União!


Fábio Diego Albuquerque





Gratidão é um sentimento profundo e plenamente amoroso, um caminho para a iluminação pessoal e um ser que cultiva esse sentimento sublime por consequência emana uma luz que contagia e que agrada todos a sua volta, pois é um sentimento coletivo que nos ajuda a caminhar em rumo a plenitude.
Por exemplo: em um grupo o sentimento de gratidão fortalece os laços de união, tornando o grupo mais sólido e mais capaz de superar qualquer tipo de dificuldade; porém quando esse sentimento é esquecido pelos componentes desse mesmo grupo, essa família não construirá bons e permanentes laços de afeto e de amizade, criando situações frágeis e muito negativas para a relação grupal.
Também não podemos esquecer da gratidão em nosso seio familiar. É na família que desenvolvemos o domínio natural desse sentimento sublime, pois é nela que encontramos a maior parte de nossos limites espirituais, criando condições de desconforto que nos empurram para uma profunda reflexão; porém o acontecimento de uma mudança positiva depende diretamente de nós, sendo assim, uma família que não cultiva a gratidão é uma família infeliz, que não consegue manter bons laços de convivência entre os membros desse grupo social, que por sua vez é imensamente importante para a evolução consciente dos seres envolvidos.
Sendo assim, podemos afirmar que a gratidão é uma das mais sublimes ferramentas para a conquista da plenitude. Por outro lado, a ingratidão é uma das mais graves doenças espirituais, pois além de manter o seu propagador em situações infelizes, é um mal contagioso que afeta e influencia os seres que não estão preparados para receber esse impulso negativo.
Por isso, devemos sempre afirmar, meus irmãos e irmãs, que a gratidão não deve ser esquecida em momento algum! Devemos sempre cultiva-la e expandi-la, mesmo quando não retribuída, sem importar onde ou quando, na escola, na faculdade, no trabalho, na família ou em qualquer outro grupo, pois a gratidão faz parte de um belo caminho rumo à felicidade eterna e é um recurso indispensável para o alicerce da boa e forte união!

(Fábio é um dos jovens que compõem a JEVP)

CARIDADE SEMPRE


CARIDADE SEMPRE

Caridade, sim meus irmãos.
Caridade no sentimento.
Caridade na ideia.
Caridade nos ouvidos.
Caridade na boca.
Caridade nos braços.
Caridade na profissão.
Em todas as atividades, recorramos à divina virtude.
Caridade no olhar.
Caridade no gesto.
Caridade na voz.
Caridade na opinião.
Caridade no trabalho.
Caridade na atitude.
Onde estejamos, peçamos à ela nos sustente e dirija.
Caridade no lar.
Caridade no caminho.
Caridade na rua.
Caridade na fé.
Caridade na colaboração.
Caridade na visita.
Caridade no dever.
Seja onde for e com quem for,
estendamos a caridade por bênção da vida.
Com ela, alcançaremos a integração no Divino Amor.
Deus é a meta.
A caridade é a luz.
O próximo é o caminho.
                                                                                  José Silvério Horta
Do livro "Comandos de Amor" - Chico Xavier                        

Visitando Abrigo Lar de Maria

              Queridos amigos-irmãos, que a Paz do Divino Mestre esteja conosco! 


         Nesta manhã de domingo (4 de novembro de 2012) nossa Juventude realizou mais uma atividade em prol de nosso próximo. Em nossa programação, decidimos realizar uma visita fraterna ao Centro Espírita Moacir, que fica em Casa Amarela. Lá funciona o Abrigo Lar de Maria, que acolhe carinhosamente senhoras idosas. Já havíamos telefonamos pra lá e agendado uma primeira visita, para conhecermos o local, levar nossa alegria, mas acima de tudo, ouvir atentamente tantas experiências de vida que dão sentido a vida!
Ao chegarmos lá, nos deparamos com um centro amarelo bem cuidado e fomos muito bem recebidos. A responsável pelo Abrigo, Alba Sena de Lima, ainda não havia chegado, mas recebemos autorização para conhecer o local e as nossas anfitriãs. Algumas senhoras estavam lá nos aguardando, outras não podiam se ausentar de seus quartos. Pensávamos que nossa ida para lá seria principalmente para levarmos ânimo, boas palavras e descontração. Isso realmente foi feito. De fato fizemos leitura de textos e histórias cristãs e com ensinamentos maravilhosos. Mas certamente foram elas que mais ensinaram a nós. Cada uma nos presenteou com um ensinamento valiosíssimo!

Uma das senhoras, Maria do Carmo, com 105 anos de vida terrena, todos os dias amanhecia conversando baixinho com Deus. Outra, a Maria Faustinho no auge dos seus 100 anos completados em Março, apresentava uma alegria e humildade incríveis, ao ser questionada sobre as coisas, ela ria para nós e respondia “Eu não sei de nada”. Dona Margarida, de 98 anos, tinha uma memória musical extraordinária! Sabia cantar hinos, canções e o Hino Nacional por completo. Na hora da prece final, foi cantado por um de nossos jovens o Pai Nosso de Nando Cordel e adivinhem meus amigos quem estava cantando junto? Dona Tereza, assim como todas as outras e logo criou-se um coro improvisado que emitia uma energia fantástica que nos arrepiou por inteiro!
Outro ensinamento que levamos de lá foi a comovente historia de Elisa Santos, uma senhora cuja idade não se sabe, tendo entre 79 e 83 anos, teve uma vida sofrida; órfã logo cedo, aos 8 anos já trabalhava como “escrava” (como ela mesma disse), fugiu, foi morar em outra residência perto de Casa Amarela onde também fora maltratada. Após isso foi para o Interior onde trabalhou numa residência por mais de 4 décadas e de lá se mudou para o Abrigo e é visitada todas as férias pela família de lá!
Certamente a visita a essa Casa Abençoada foi algo que ficará em nossas vidas! Esperamos que possamos voltar lá ainda com mais jovens e com a certeza de que Deus está sempre presente em nossas vidas. Abençoados sejam aqueles que amam a seu próximo, pois além de se amarem, estarão amando aos Deus Criador e Amor Pleno!
Muita paz a todos!!!

O Centro Espírita Moacir fica na 
Rua Paula Batista, 205 - Casa Amarela. Fones: (81) 3441-6550/ (81) 3441-8155


CE Moacir,  no bairro de Casa Amarela

CE Moacir e o anexo, Abrigo Lar de Maria
Na Frente do CE Moacir
Algumas de nossas Anfitriãs
Várias palavras, um grande sentimento: AMOR
Ao final da Visita, numa praça


Amizade e Grandeza Espiritual

Histórias como essas que nos mostram quem verdadeiramente é rico...

"Em algum momento da vida nos deparamos com situações que nos chocam e comovem bastante. Ontem a noite recebi uma lição e nem precisei sair de casa para ver isso.
Chegando em casa, um senhor me chama e diz:
“Moça não precisa ter medo não, só quero pedir sua ajuda, mas nem é para mim, é para minha cachorra Leona e seus quatro filhotinhos”
Na hora, pensei, meu Deus, como ele veio parar aqui, acho qu
e atraímos esse tipo de acontecimento, logo me emocionei com a situação, e queria que ele me explicasse o que estava acontecendo.
Ele é morador de rua, e tem uma companheira, chamada Leona, uma cachorra muito dócil e muito linda, está com ele há 1 ano mais ou menos, e como, infelizmente, ele não tem condições de castrá-la a mesma pariu 4 filhotinhos, e hoje os mesmos fazem 5 dias de vida. Ele carrega esses 4 filhotinhos em uma bolsinha, e de tempos em tempos para em algum lugar para os mesmos mamarem.
Disse a esse senhor se ele queria que a pegássemos, e depois de 45 dias devolvíamos a mesma e conseguiríamos lares para os bebes. O mesmo com muita educação me disse:
“Moça, ela é a coisa mais preciosa que tenho, não abandono a Leona não, agora minha missão é cuidar dela e dos filhos dela (ele sempre beijando os bebes, muito lindo), não entendo como muitas pessoas abandonam os animais, machucam, passo muita humilhação na rua, pq ao invés de pensar em mim, penso nela”
Não consegui conter minha emoção, e o mesmo disse:
“olha, não chora não, tem gente que é mais digno de dó que eu, principalmente esse povo que mora em palácios e que não tem amor nem nos filhos, muito menos nos seus animais, casas que sobram espaços e não possuem um único ser vivo que lhes dê amor... eu amo minha cachorrinha Leona..”
Com essa situação vivida no dia de ontem, só queria que muitas pessoas refletissem sobre a vida e como estão tratando os animais... esse moço não tem nada, não tem casa, não tem comida, não tem roupas, não tem bens, nem o celular da moda, nada, mas tem uma companheira fiel, que jamais o abandonará por estar passando fome. Após dar um saco de ração a ele, ele ficou tão feliz, que acho que fazia tempo que não vivia uma reação tão verdadeira. Quem tem um grande amigo, tem um tesouro! Bonito mesmo é ser simples de coração."



Fonte: Protetora ASPAAN Anápolis.
Copiado de: Pata sobre Pata
101 Viralatas - Tita

NÃO perca sua calma!

NÃO perca sua calma!
Não se deixe dominar pela cólera.
Que jamais o sol se deite sobre sua raiva.
Contenha-se o mais que puder.
Um simples raio de cólera pode destruir
longas e pacientes sementeiras de amor e
carinho!
Procure dominar-se!
Quem sabe se a pessoa que o ofendeu
não está doente?
Não perca a calma...
Seu fígado é demais precioso para que
você o estrague.

Livro : Minutos de Sabedoria
Autor : Carlos Torres Pastorino

A Caridade Segundo o Apóstolo Paulo

   Queridos amigos-irmãos, que a Paz do Divino Mestre esteja conosco!
   Quem já ouviu essa belíssima mensagem do Apóstolo Paulo na sua 2ª Carta aos Coríntios, sabe da profundidade e do auto grau de reflexão que ela nos traz. Estava pesquisando sobre essa mensagem para posta-la aqui nesse blog quando me deparei com essa pérola: A referida carta declamada pelo ator Carlos Vereza ao som de Bethoven. 


   Vamos ouvir?


   Reflitamos, meus caros. Reflitamos e meditemos profundamente nessas palavras: de que vale ter tudo nesta vida se não tivermos o amor? E qual a maior forma de amar se não pela caridade? Não o assistencialismo, mas o ato de vermos o nosso próximo como a um irmão que necessita de nós! Sejamos obreiros do Senhor! Sejamos a diferença no mundo.
  Muita paz a todos!!!