JEVP participa da 24ª Semana do Jovem Espírita

   Está ocorrendo nessa semana a 24ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco, um evento realizado pela Comissão Estadual de Espiritismo, CEE (Veja aqui a programação completa). Essa evento tem como objetivo principal promover a integração e socialização das diversas juventudes e mocidades do nosso estado. Sabemos que existem muitas Instituições Espíritas em PE, mas nem todas possuem grupos jovens e outras que o possuem, não tem ligação entre outros; encontram-se 'isolados'. 
   A Juventude Espírita Vicente de Paulo (JEVP) participou desse terceiro dia que foi realizado na Escola Espírita Francisco de Assis (apelidada carinhosamente por nós como CHICÃO), que fica em Camaragibe. Depois de alguns contratempos e uma kombi lotada, chegamos ao local do Evento. Conhecemos alguns jovens da Juventude de lá (Juventude Espírita Maria Dolores) e reencontramos amigos de longas datas. Reencontramos também nossas irmãs Virgínia e Arlene e o nosso querido amigo Rodrigo, organizador dessa Semana.
   A palestra foi apresentada (brilhantemente) pela nossa irmã Nadja Naira e o tema da noite foi: A Importância dos Trabalhos Sociais no Desenvolvimento do Jovem Espírita. 


   Mas antes de iniciar a palestra, tivemos uma maravilhosa surpresa: A apresentadora Preta Bernardes apresentou um programa "ao vivo": ENCONTRO COM A JUVENTUDE ESPÍRITA MARIA DOLORES. Houve uma entrevista com Rodrigo que foi uma forma interessante de descontrair e de apresentar o Evento para os presentes.



   Logo após a apresentação, foi a vez de Nadja Naira expor o tema para nós. Abordando de forma jovial, com uma linguagem simples e direta, nos fez perguntas sobre o nosso entendimento sobre o objetivo do Espiritismo; a função da Casa Espírita; sobre assistência social, assistencialismo e trabalho voluntario. Abordou de tal forma dinâmica que houve participação dos jovens ali presentes! Foi um momento agradável e com muitos aprendizados. Mas o maior aprendizado ao meu ver foi a da responsabilidade do trabalho voluntário. Não é pelo simples fato de estarmos ali por vontade nossa que podemos ir no horário que quisermos e ir da maneira que quisermos. É preciso responsabilidade e compromisso acima de tudo!

Nadja Naira, expositora da noite e o tema central

Caminhos para uma sociedade fraterna!
As misérias que abatem  o ser humano

  Saímos de lá com uma certeza: que é preciso trabalhar e ajudar. Caridade, caridade e caridade. Nosso compromisso maior é com O Cristo; é com o nosso próximo. Pode haver ainda muita dor no mundo, mas aliviar e minorar a dor dos que sofrem, isso é nossa decisão! É necessário o material, mas o principal é o lado espiritual e ai que a Doutrina pode auxiliar e guiar nossos irmãos ao caminho da senda Cristã.








  Ao lado de amigos-cristãos, novos e antigos, sigamos sempre, com o Cristo no coração e com a certeza que só o Amor é a maneira de chegarmos à Deus!

Outras fotos:

 






4 comentários:

  1. Foi um prazer enorme receber vocês, da Juventude Vicente de Paulo, aqui no "Chicão"!
    Além do enorme prazer de receber esse evento tão maravilhoso que está aproximando corações e agregando valores!!

    Até o próximo encontro entre nossas juventudes, que possamos estreitar cada vez mais esses laços de afeto! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tivemos a satisfação de ir e teremos maior ainda quando regressaremos com a Juventude visitar vocês. Aguardem-nos e nos comunicaremos. Um forte abraço!

      Excluir
  2. Realmente, essa noite foi muito agradável, mesmo depois de o nosso querido e amado irmão Orlando, ter nos guiado para um ônibus errado, mas graças aos nossos amigos, nós conseguimos através de uma Kombi mt alegre e confortável, chegar ao local desejado hehehehehehhee! Mas tenho total certeza que a noite foi única e muito rica para todos que lá estiveram! quero agradecer aos nossos amigos e amigas do CHICÃO que nos recepcionou com muita alegria! Obrigado também a todos que trabalharam para que essa semana de trabalhos voltados para o jovem fosse possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo Fábio... na verdade não existe o erro e sim um aprendizado do que não fazer. Graças a isso, agora sabemos que não podemos pegar Tabatinga para irmos até Camaragibe. kkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Mas o melhor de tudo foi essa noite. É como eu sempre digo: quem não foi, simplesmente perdeu, hehehe
      Muita paz!

      Excluir